Especialidade MGF 2016
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunta 52

+3
vitor
Eduarda Martins
Patrícia Fernandes
7 participantes

Ir para baixo

Pergunta 52 Empty Pergunta 52

Mensagem por Patrícia Fernandes Dom Abr 24, 2016 3:24 pm

Doente no pós- AVC isquémico e BAV 2º grau, já fazia AAS e outra medicação, foi prescrito clopidogrel, bisoprolol, ramipril, idebenona, atorvastatina… Ecografia das carótidas sem placas ateroscleróticas. TA 116/qlq coisa. O que suspender

a) Bisoprolol, idebenona e clopidogrel
b) Atorvastatina, bisoprolol e idebenona
c) Clopidogrel, idebenona, atorvastatina
d) atovastatina, idepenona e ramipril

Patrícia Fernandes
Admin

Mensagens : 90
Data de inscrição : 24/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 52 Empty Re: Pergunta 52

Mensagem por Patrícia Fernandes Dom Abr 24, 2016 3:25 pm

eu nao estou certa se seriam msm estas as combinações.
lembro-me que atorvastatina estava presente em 3 das 4 alineas.

Patrícia Fernandes
Admin

Mensagens : 90
Data de inscrição : 24/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 52 Empty Re: Pergunta 52

Mensagem por Eduarda Martins Dom Abr 24, 2016 9:46 pm

Esta tem sido muito muito contestada mas foi dizer qual foi o meu pensamento na resposta.
Escolhi a que aqui está como alínea a), idebenona não tem evidencia, bisoprolol não por causa do BAV de 2º grau que é contra-indicação absoluta, Clopidogrel não porque na NOC da antiagragação está explicito que no doente com AVC isquémico é para dar AAS ou Triflusal ou AAS + Dipiridamol ou Clopidogrel (como o doente já fazia AAS não tinha que fazer clopidogrel).

Eduarda Martins

Mensagens : 88
Data de inscrição : 24/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 52 Empty Re: Pergunta 52

Mensagem por vitor Seg Abr 25, 2016 12:51 am

eu respondi: "Atorvastatina, bisoprolol e idebenona", pelos motivos já referidos. Falta referir que a doente tinha 85 anos (pus a evidencia da estatina em causa...).
Nos doentes antiagregados que sofrem um acidente isquémico é frequente "rodar" de antiagregante, apesar de não haver evidência para o fazer. Ainda assim após um AVC isquémico, antiagregação era algo que a Sra deveria ficar a fazer... e poderia ser o clopidogrel perfeitamente (se fosse um AIT já não..)

vitor

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 52 Empty Re: Pergunta 52

Mensagem por Albina Oliveira Ter Abr 26, 2016 12:19 pm

eu repondi como o Vitor...

Albina Oliveira

Mensagens : 28
Data de inscrição : 26/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 52 Empty Re: Pergunta 52

Mensagem por Clara Sousa Ter Abr 26, 2016 8:33 pm

Eduarda coloquei a mesma coisa pelo mesmo pensamento..inicialmente tirei atorva mas depois achei isso mm s fazia aas nao tinha intolerancia e logo dvia retomar aas..acho que podemos contestar que ambas as combinacoes estao correctas..

Clara Sousa

Mensagens : 27
Data de inscrição : 26/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 52 Empty Re: Pergunta 52

Mensagem por sofia carrapa Sex Abr 29, 2016 1:49 am

B), concordo contigo Vítor.

sofia carrapa

Mensagens : 92
Data de inscrição : 24/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 52 Empty Re: Pergunta 52

Mensagem por Andreia Castro Sex Abr 29, 2016 5:39 pm

Eu reclamei esta durante o exame ainda. A pergunta era "qual não tem evidência de utilidade". Eu optei por tirar atorva, clopidogrel e ibedebona. Obvio que tem uma ci absoluta ao bisoprolol - até escrevi lg isso na fundamentação à contestação no exame, mas a pergunta era mm "o que não tem evidencia de utilidade". Não concordo que seja uma pergunta bem formulada. Evidencia de utilidade e CI são coisas diferentes

Andreia Castro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 52 Empty Re: Pergunta 52

Mensagem por sofia carrapa Sex Abr 29, 2016 6:16 pm

Reparem que ao escolher a hipotese com o clopidogrel estão a dizer que este não tem evidência de utilidade neste caso e isso não é verdade... O bisoprolol além de não ser útil nesta doente (julgo que sem extrassistoles sintomáticas e já a fazer ramipril com HTA controlada) é prejudicial (BAV 2º grau). Tenho observado na prática clínica de cardiologia que o bisoprolol se usa mais para controlo de frequencia do que para tratamento da HTA.

sofia carrapa

Mensagens : 92
Data de inscrição : 24/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 52 Empty Re: Pergunta 52

Mensagem por Eduarda Martins Ter maio 24, 2016 6:18 pm

Errei esta, pelo que percebi só o que estava escrito no fim é que seria a medicação que a utente estaria a fazer, por isso clopidogrel tinha que fazer. Qual consideraram correta? não faço a menor ideia lol

Eduarda Martins

Mensagens : 88
Data de inscrição : 24/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 52 Empty Re: Pergunta 52

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos